quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Natal de 2010

Dedico este post a todos os meus alunos do CEDPES. O carinho de vocês é uma benção para mim. Já disse várias vezes em aula que vê-los melhorando nas avaliações médicas, conseguindo aprender o Tai Chi Chuan (TCC), comparecendo com os olhos brilhantes e cheios de vida, relatando como a vida de vocês mudou, essas são a minha recompensa e motivação. O abraço carinhoso que recebi de todos foi o melhor presente, mas também recebi alguns cartões, os quais faço questão de compartilhar.

Devo enfatizar mais uma vez que todas as melhoras que vocês obtiveram e todas as mudanças em suas vidas, são méritos seus! Como instrutor, apenas apresentei caminhos para que seguissem. A escolha de qual caminho seguir, seja ele o mais tranquilo ou o mais árduo bem como os esforços e persistência foram méritos de vocês. Houveram ainda aqueles que por suas razões pessoais desistiram desta longa jornada. Por isso considerem-se vitoriosos. Pois fazer o possível para ser uma pessoa melhor a cada dia, corrigindo suas falhas, sonhar, praticar TCC...  isso é uma vitória! Ser uma metamorfose ambulante em busca da excelência em tudo o que faz.

A minha aluna Mitico Wada de Godoy participou do Festival de Talentos do CEDPES na categoria literatura, o tema era: Onde mora a felicidade? Aproveitando a ocasião e que estamos próximos do Natal, ela distribuiu uma cópia para cada integrante da turma de TCC.





Onde mora a felicidade?

Definir FELICIDADE é uma tarefa difícil, talvez impossível, porque o seu conceito muda de acordo com a idade e as experiências vividas.
Para uma criança, felicidade é ser amado pelos pais e tê-los bem próximos.
Para um adolescente, felicidade é ser aceito pelo grupo e encontrar o "amor para sempre".
O adulto poderia considerar felicidade, o fato de ter uma família, uma carreira bem sucedida, bens conquistados através dela.
Para nós, já na maturidade, Mário Quintana sintetizou: "Ser feliz... é fazer o possível e aceitar o improvável. Fazer exercícios sem almejar o estrelato, amar sem almejar o eterno." 
Em todas as idades, precisamos estar atentos porque, ainda segundo o mesmo autor, "a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade."
Mas, existe uma morada para essa tal felicidade?
Sim, há muitas moradas para ela. Todas dentro de nós.
Às vezes, pensamos que uma delas se fechou quando perdemos uma pessoa querida, quando nos sentimos perdidos, quando nos decepcionamos com alguém... Mas não, nesses momentos, a porta dessa morada apenas encostou, deixando uma fresta para que possamos novamente abri-la preenchendo-a com novas alegrias.
Outras vezes esquecemos de abrir uma, onde estão guardados os mais nobres sentimentos: compaixão, perdão, condescendência, paciência... Nesses momentos, precisamos recorrer a humildade para compreender o nosso próximo.
E quantas e quantas vezes deixamos fechadas portas de tantas moradas que poderiam dar abrigo à alegria, benquerença e solidariedade?
Todas as moradas da felicidade precisam estar abertas. E arejadas. E limpas. Arejadas com perfume do amor; e limpas, isentas de qualquer sentimento que não seja o da fraternidade. 
Quantas moradas tem a felicidade. Tantas quantas a grandiosidade do nosso coração conseguir construir.
Olhemos para dentro de nós. Olhemos com olhos benevolentes, porém, críticos. Estamos sabendo manter o merecimento para abrigar em nosso coração os sentimentos nobres que são o alicerce dessas moradas? Cuidemos para que seja mos dignos de reconhecer as bênçãos da FELICIDADE quando elas chegarem.
E agora um desafio: quem ainda pensa que a felicidade está onde nunca estamos?!!!!
(Por Mitico Wada de Godoy - 16/12/2010)

Estes são os cartões que recebi com muito carinho:



A minha profissão me permite ensinar o TCC. Os alunos me ensinam como ensinar, além de me ensinar sobre a vida, afinal muitos deles poderiam ser meus pais. Com estas demonstrações de carinho, aprendi um pouco mais sobre a vida!


33 comentários:

  1. Edgard, excelente o texto de Mitico. Falar de felicidade é realmente dificil, é um estado de espirito, que dependendo do dia, das circunstancias, podemos estar ou não felizes. Contudo, devemos sempre busca-la, pq viver assim torna a jornada mais suave.

    Feliz Natal

    ResponderExcluir
  2. @Sissym
    Amiga, você viu? É com pessoas maravilhosas como ela que eu aprendo muitas lições de vida! O tema deste festival foi bem interessante.
    E eu não poderia deixar de prestigiar um talento como este!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Edgard,
    simplesmente maravilhoso o texto da Mitico, de os parabéns a ela; e paravrms a voce pelo belo trabalho que faz, este carinho só é dispensado a alguém muito especial, e você é esta pessoa especial.
    bjus

    ResponderExcluir
  4. @Kassya Mendonça
    Amiga, com um texto desses seria um desperdício não compartilhar, ainda mais sendo um professor coruja como eu, rsrsrs...
    Obrigado pelo carinho mais uma vez!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Que texto lindo e inteligente!

    Aprendemos sempre, com as crianças, jovens, idosos e até com bichos e plantas!

    De fato é difícil falar de felicidade, mas existem muitos momentos felizes, através de uma boa notícia, de um carinho recebido, enfim, em um pequeno gesto de amor e bondade.

    Muitas vezes, somos felizes e não sabemos, não damos valor a coisas que parecem pequenas, mas de grande profundeza.

    Abençoado Natal pra você!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Só posso te dar os parabéns pela bela mensagem recebida. São essas palavras carinhosas que nos tocam e fazem com que nos dediquemos cada vez mais.

    Aproveito para te desejar um Feliz Natal!

    Um abraço.

    Sergio Nunes

    ResponderExcluir
  7. Amigo Edgard, desejo um Feliz Natal para você e todos os seus.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  8. @Leh
    Amiga, a filosofia que permeia o TCC nos ensina a ter humildade para aprender seja com o mais novo ou com o menos sábio. Um dos mais antigos e sábios professores é a natureza, que inspirou vários estilos de arte marciais, bem como princípios e conceitos. O olhar para si mesmo, olhar para dentro durante as práticas nos faz aprimorar o autoconhecimento, permitindo que possamos identificar melhor quem somos, do que gostamos, o que nos faz mal...
    Devo ressaltar que a vida também nos ensina tudo isso, porém o caminho é por muitas vezes mais árduo ou mais longo.
    Amiga, obrigado pela presença e pelo carinho.
    Te desejo um Feliz Natal cheio de paz, amor e alegria.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. @Sergio Nunes
    Amigo, realmente são gestos como estes que me enchem de alegria e me fortalecem, mostrando que estou no caminho certo.
    Te desejamos um Feliz Natal e que 2011 seja cheio de saúde, paz e realizações.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. @Principe Encantado
    Amigo, obrigado pela presença.
    Eu e os meus alunos também te desejamos um Natal especial, com muito amor, paz e saúde!!!
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. Desejo um feliz natal e 365 dias de felicidades, 52 semanas de saúde e prosperidade, 12 meses de amor e carinho; 8760 horas de paz... Resumindo, bom ano de 2011!

    ResponderExcluir
  12. @Gatapininha
    Amiga, colocando desta forma é até melhor, porque dá para sentir que os seus votos para 2011 são ENORMES e com muita intensidade! Rsrsrs...
    Te desejo um Feliz Natal e tudo em DOBRO para 2011! Rsrsrs...
    Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Ed, Feliz Natal!!!

    "Eu sempre pensei em Natal como um tempo bom; um bem, perdão, generosidade, época agradável; uma época em que os homens e mulheres parecem abrir os corações deles/delas espontaneamente, e assim eu digo, Deus abençoe o Natal!" (Charles Dickens).

    abraços

    ResponderExcluir
  14. Oii Ed

    Adorei seu post, realmente é muito bom ganhar uns mimos desses, sao coisas simples que nos deixam muito feliz.E o texto da Mitico é sensacional acho que felicidade é estado de espírito, é darmo valor as coisas simples e estar de bem com a vida e consigo mesmo.
    Que voce tenha um lindo natal.

    bjs no coração

    ResponderExcluir
  15. @웃Lu Silva.
    Feliz Nata, Lu!!!
    Perdoar é uma atitude nobre, que enriquece a alma!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  16. @Mari Costa
    Amiga, são esses pequenos detalhes que temperam a nossa vida! Fico feliz que tenha gostado do texto da Mitico!
    Feliz Natal, um beijo no seu coração.

    ResponderExcluir
  17. Querido amigo Edgard
    Maravilhoso texto !
    A felicidade está no belo e simples dos grandes afetos!
    Desejo um Feliz Natal e Ano Novo pra você e família !
    Beijos
    Alba

    ResponderExcluir
  18. @Arte e Café
    Amiga, olha que orgulho ter uma aluna como a Mitico!
    Desejo um Feliz Natal maravilhoso para e você e sua família!
    Que em 2011 possamos cultivar ainda mais nossa amizade!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  19. Existem momentos em que nos sentimos abraçados pelo mundo, mas isso faz parte de todas as boas ações que realizamos...
    Gostei muito do teu blog, sigo-te.

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pelo Blog, achei fantástico!
    Sempre achei o Tai Chi uma arte incrível!
    Feliz Novo Ano de 2011 !

    ResponderExcluir
  21. @Janaina Cruz
    Janaina, obrigado pela visita e pelo carinho. Espero que tenha gostado do Blog, pois ele é feito com muito carinho e dedicação. Você é sempre bem vinda!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  22. @Juli
    Oi, Juli!
    É um prazer receber a sua visita. Fico feliz de saber da sua afinidade com a arte, e espero te ver por aqui mais vezes. Sinta-se em casa, rsrsrs... Te desejo um 2011 maravilhoso!!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  23. Edgard, parabéns pelo post. Isso só nos mostra que você é um ser difereciado.

    abraços.

    ResponderExcluir
  24. @Gerci
    Amigo, fico lisonjeado com o seu elogio! O que posso dizer é que amo a profissão e que estou me realizando cada vez mais.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  25. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    COMPARTIENDO ILUSION
    EDGARD SHIGENAGA

    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...




    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE ALBATROS GLADIATOR, ACEBO CUMBRES BORRASCOSAS, ENEMIGO A LAS PUERTAS, CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER Y CHOCOLATE.

    José
    Ramón...

    ResponderExcluir
  26. @Jose Ramon Santana Vazquez
    Jose Ramon, é um prazer receber uma visita e comentário da Espanha. O seu poema é muito bonito. Você é sempre bem vindo!
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  27. Oi Edgard!

    Vim conhecer o seu cantinho e me encantei, muito legal mesmo!
    Obrigada pela adesão ao blog, viu?!!

    Abraços e um 2011 cheio de magia!

    ResponderExcluir
  28. @Karen,
    Karen, obrigado pela visita. Você é sempre bem vinda!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  29. Olá, Edgard! Parabéns pelo Blog, sou apaixonado pela área de saúde e aprecio o seu trabalho, O Blog contém tópicos interessantíssimos. Estou seguindo-o.
    Abraços!

    Rodrigo Bonato

    ResponderExcluir
  30. @Rofstadter
    Rodrigo, obrigado pelo carinho e pelo elogio. Você é sempre bem vindo!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  31. @Edgard Shigenaga
    Edgard, eu quem agradeço, obrigado pela carinhosa recepção.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  32. Você sempre sensato, ponderado ao julgar e calmo. És um exemplo, não é á toa que tenha somado tantos amigos verdadeiros e ainda os que virão.
    Fui criada por um chinês, amante da cultura oriental e comedora de "sashimis". As suas atitudes honrosas em nada me surpreenderam, és típico de uma pessoa tão iluminada e evoluída como vc. Agradeço a sua amizade de coração.

    ResponderExcluir
  33. @CatiaPipoca
    Amiga, obrigado pelo carinho e pelos elogios. Tanta gentileza e docilidade só poderiam vir de uma pessoa como você!
    BJs.

    ResponderExcluir