domingo, 31 de janeiro de 2010

Álbum CEDPES 2009

Turma Avançada




Turma Iniciante




                                  



                                                                                       

sábado, 30 de janeiro de 2010

Concurso Talentos da Maturidade

     
Premiação no Concurso Talentos da Maturidade.
O CEDPES - Centro de Desenvolvimento  para Preparação do envelhecimento Saudável, da Subprefeitura de Pinheiros, recebeu na segunda-feira, 30/11/09, o Prêmio Talentos da Maturidade - Categoria Programas Exemplares, promovido pelo Grupo Santander Brasil.

A cerimônia de premiação foi realizada na cidade de Campinas, em evento que contou com 700 convidados, apresentação do jornalista Maurício Kubrusly e show da cantora Paula Lima.

O prêmio da categoria Programas Exemplares é voltado para pessoas jurídicas sem fins lucrativos,com experiência e propostas na área e com, no mínimo, um ano de constituição formal. Foram inscritos 83 programas, dos quais cinco foram premiados e receberam um troféu e um cheque no valor de R$70 mil para serem investidos no projeto. Os quesitos avaliados foram qualidade das estratégias de ação, foco em resultados e sustentabilidade e potencial de disseminação.

Inaugurado em 2008 na Rua Cerro Corá, 1203, no Alto de Pinheiros, o serviço é fruto de uma parceria entre a Subprefeitura de Pinheiros e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. A coordenação técnica, acompanhamento e controle são exercidos pelo Doutor Wilson Jacob Filho, Diretor do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas e Professor Titular de Geriatria da FMUSP.

O objetivo do serviço é promover mudanças que concorram para o envelhecimento  saudável. O projeto propõe, portanto, implantar ações preventivas e terapêuticas junto à comunidade idosa de Pinheiros, com possibilidade de desenvolvimento de uma ampla variedade de atividades coletivas e de simples execução, com o intuito de possibilitar, futuramente, sua reprodução em outros locais. Com equipe técnica na área de geriatria  supervisionando e avaliando todas as atividades e clientes, a análise do impacto do programa está baseada em dados científicos fidedígnos, o que permite, ainda, que funcione como "incubadora" de projetos de promoção de saúde da terceira idade.

Entre as atividades desenvolvidas estão palestras para educação em saúde, oficinas de Tai Chi Chuan para prevenção de quedas, oficina de meditação para controle das doenças crônicas, fisioterapia para prevenção e tratamento das limitações motoras, reabilitação respiratória, atividade física visando à autonomia e independência, oficinas de memória e educação ambiental, saúde bucal, psicologia, arteterapia, ioga, pilates, dança de salão e dança circular.

"Antes de todas as aulas que tive me sentia cansada e desanimada. Hoje digo que melhorei muito com a ajuda dessas pessoas iluminadas", afirma Maria da Glória Ferraz Aluísio, 70 anos, frequentadora do CEDPES. Já o aposentado Álvaro Cherubini, frequentador há um ano, aponta a segurança como principal ganho: "Afirmo com prazer que faço hoje minhas caminhadas sem ter quedas. Sinto-me seguro, pois não tenho mais o desequilíbrio que, por vezes, me dava desconforto e insegurança", conta.

Aproximadamente 20% da população de Pinheiros possui mais de 60 anos. A idéia da parceria com o HC foi a criação de um centro onde os idosos não apenas passem o tempo, mas participem de uma programação que proporcione uma qualidade de vida saudável. "Hoje contamos com 700 inscritos, sendo 400 em atividade", afirma Diana Blay, funcionária da subprefeitura e administradora do centro.

Criado em 1999, em homenagem ao Ano Internacional do Idoso, os Talentos da Maturidade é um concurso que incentiva a produção e a memória cultural de pessoas com 60 anos ou mais, promovendo a criatividade e ampliando o potencial artístico e a participação social desse público.

O concurso tem o intuito de despertar a sociedade para uma nova reflexão sobre o envelhecimento, uma vez que, segundo projeções da ONU, em 2025 o Brasil terá 32 milhões de habitantes com mais de 60 anos, número expressivo e que merece uma atenção diferenciada. (Reportagem retirada do Jornal da OAB SP 93º Subsecção de Pinheiros)


Como Educador Físico e instrutor de Tai Chi Chuan (TCC), fico motivado e orgulhoso que o trabalho desenvolvido seja não só reconhecido, como premiado. As aulas de TCC são ministradas com muito carinho e dedicação, bem como, com muito zelo, profissionalismo e compromisso. A minha participação como estagiário é um presente. Ministrar as aulas é muito prazeroso. Fazer com que as alunas consigam obter melhoras significativas no equilíbrio, na saúde e na vida (bem estar e qualidade de vida) é muito gratificante.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Tsuru


Diz a lenda que ele vive mil anos e tem o poder de conceder desejos. Se uma pessoa dobrar mil tsurus e fizer seu desejo a cada um deles, ele será atendido. Costuma-se dizer que esta ave (grou) é o símbolo da longevidade. A ave simboliza saúde, fortuna, boa sorte e felicidade (além de ser considerada como ave-símbolo do origami). Atualmente no Japão, nas festas de ano novo, casamento, nascimento e em comemorações festivas de modo geral, a figura do tsuru está presente na decoração ou nas embalagens de presentes simbolizando saúde e fortuna.

Provérbios Chineses 2010

Provérbios entregues nas aulas no CEDPES:

“Uma longa viagem começa com um único passo.”
(Lao Tzu) 19-01-10

“A vida é realmente simples. Nós é que insistimos em torná-la complicada.”
(Confúcio) 21-01-10

“As palavras verdadeiras não são agradáveis e as agradáveis não são verdadeiras.”
(Lao Tzu) 28-01-10

Provérbios Chineses 2009

Provérbios entregues nas aulas no CEDPES:

"Perguntaram a Dalai Lama...
O que mais te surpreende na humanidade?
Ele respondeu:
Os Homens... pois perdem a saúde para juntar dinheiro,
Depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde.
E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma
Que acabam por não viver nem o presente, nem o futuro.
E vivem como se nunca fossem morrer...
...e morrem como se nunca tivessem vivido."
8-10-09

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

CEDPES



O Centro de Desenvolvimento para Promoção do Envelhecimento Saudável (CEDPES) é decorrente de um convênio entre a Subprefeitura de Pinheiros e o Hospital das Clínicas da FMUSP. É um projeto do Serviço de Geriatria do HC para criação de um espaço destinado aos idosos para implementação de ações coletivas visando a promoção do envelhecimento saudável. Serão desenvolvidas diversas atividades que possibilitam a inclusão de idosos para promoção da saúde física, mental, emocional e social, estimulando o auto-cuidado e o auto-conhecimento. O objetivo do CEDPES é criar um ambiente favorável à implantação de atividades dirigidas aos idosos que propiciem o desenvolvimento de habilidades e que contribuam para o envelhecimento saudável. As atividades oferecidas são: atividade física, arte terapia, avaliação geriátrica, ciclo de palestras, danças circulares, fisioterapia, grupos de psicologia, ioga, meditação, saúde bucal e tai chi chuan.

O Tai Chi Chuan (TCC) é coordenado pela médica do HC-FMUSP, Dra. Juiana Yumi Tizon Kazai e pelo fisioterapeuta Fabrício Mucin Njugl. O objetivo principal do grupo é prevenir quedas em um grupo com antecedente de quedas nos últimos meses ou com alteração de marcha / equilíbrio através da prática do TCC. Há 2 turmas com capacidade de até 15 participantes, as aulas são às terças e quintas feiras com duração de 45 minutos. É um projeto de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética do HC-FMUSP, iniciado em setembro de 2008.

Eu tenho auxiliado como estagiário desde Setembro de 2009.Confesso que tem sido uma experiência única. Tenho aprendido com a arte de ensinar o TCC e o Chi Kung. Essa relação, essa troca é riquíssima, pois as alunas (maioria mulheres) me ensinam sobre a vida.

Nunca havia imaginado que um dia viria a trabalhar com a terceira idade. Mas o destino me deu esse presente. Esse público é muito receptivo, e tem um comprometimento e dedicação à prática fora de série. A vontade e a vitalidade dessas alunas mostra a jovialidade de seus espíritos. Para mim, a saúde de uma pessoa bem como a sua aparência (cronológica, idade) estão relacionadas com a maneira de pensar e de agir. Dessa maneira as alunas me transmitem muita energia. A gratidão e o carinho que vejo nos olhos delas, me ajudaram a perceber que ensinar TCC é o meu caminho. Sinto muita paz e alegria quando percebo os resultados e benefícios que a prática do Tai Chi promove. Posso afirmar seguramente que estou me realizando profissionalmente.

Para as pessoas interessadas, os critérios de inscrição são: idosos com idade igual ou superior a 60 anos, moradores da região de Pinheiros; grupos vinculados e conveniados com a CRAS-PI e moradores de outras Subprefeituras.

Informações:
(011) 3021-4682
Rua Cerro Corá, 1203
De segunda à sexta, das 8:00 às 17:00 horas.