sábado, 25 de setembro de 2010

VII Encontro para o Envelhecimento Saudável

O VII Encontro para o Envelhecimento Saudável foi um sucesso. Foram desenvolvidas palestras, dinâmicas e workshop. Os temas foram: Memória & Saúde e Equilíbrio & Saúde. Público alvo: Idosos e pessoas interessadas no envelhecimento saudável.




quarta-feira, 22 de setembro de 2010

CORPOS... A Exposição

O dia estava lindo, bem diferente de ontem quando tivemos uma chuva de granizo. Apesar de morar em São Paulo, esta foi a segunda vez que fui até o Parque Ibirapuera.

A lagoa estava nos convidando a ficar ali sem fazer absolutamente nada, apenas admirando.


domingo, 19 de setembro de 2010

Festival de Primavera

No Festival de Primavera foram realizadas atividades abertas ao público, na Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan (SBTCC).

A programação contou com atividades como: prática de Tai Chi Chuan (TCC) e Chi Kung, Pa Tuan Chin, apresentação da Forma 49, apresentação de Sabre e Espada, palestra com a Dra Helena Campiglia, palestra com Marcela Viu Bazaglia, além de show musical com Caio Bosco e Quim Vasconcelos, e show musical com Marcos Trevisan.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Junto à natureza

Condições perfeitas:
- Dia ensolarado com algumas nuvens para refrescar.
- A sombra das árvores.
- O cheiro da grama verde.
- A brisa suave.
- A disposição e o amor ao tai chi.

Assim foi a nossa 1ª aula na praça que fica próxima ao CEDPES. O dia estava lindo e a temperatura agradável, estava bem fresquinho. Não havia muito barulho e a brisa suave nos refrescava. Os alunos demonstravam alvoroço, afinal o clima do local estava convidativo e tranquilizante. Sem contar que foi uma experiência nova.

domingo, 12 de setembro de 2010

A correta motivação

O que te motiva a acordar bem cedo, muitas vezes num dia frio e praticar Tai Chi Chuan (TCC) ou Chi kung. Uma rotina que para muitos é árdua. As respostas que mais ouvimos são:
- O médico mandou!
- Eu preciso.
- Porque eu me sinto tão bem!
Respostas como essas, fazem parte da sua realidade, mas não podem ser os motivos que alimentam a sua prática. Treine com gosto, por prazer e porque acredita que te faz bem. Se for uma obrigação, fará com que você não veja a hora de terminar a prática ou que você arrume qualquer desculpa para boicotar enganando a si mesmo.

sábado, 11 de setembro de 2010

Zen em pé

Comumente observamos praticantes de Tai Chi Chuan (TCC) realizando suas práticas coletivas. A harmonia, o fluxo e a tranquilidade do grupo transmite a sensação de que todos tornaram-se um. Exercitamos o controle do interno e do externo; a paciência e a compaixão diante do praticante menos habilidoso ou inexperiente; esquecemos de nós mesmos e passamos a seguir e acompanhar o outro (grupo). 

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Poli - USP

Recebemos no CEDPES uma visita agradável de alunos da Escola Politécnica da USP. No momento em que me preparava para iniciar a aula, percebi a chegada de 5 alunos da Poli. Após uma breve apresentação, pude entender que os mesmos realizarão um Projeto de Gestão. São alunos que estão cursando o seu último ano da faculdade. Anteriormente, um outro grupo foi responsável pela criação do site do CEDPES. Como a conversa foi rápida, pode ser que eu esteja equivocado em relação ao nome da atividade que eles planejam. Assim que obtiver maiores detalhes, irei escrever outro artigo.

A visita de hoje, é um ótimo exemplo de interdisciplinaridade, como no artigo que já escrevi. Afinal, uma gestão e administração bem estruturadas permitem ótimas condições do local, seja para os alunos ou para que os profissionais possam ministrar uma boa atividade. Um local de trabalho propício, permite um bom desempenho dos professores e um ambiente agradável para os usuários favorecendo o objetivo final que é o envelhecimento saudável.

Como cidadão, também fico feliz, afinal todos sabemos que os serviços públicos deixam a desejar. Gostaria que essa fosse uma realidade em todo o Brasil, e não uma exceção. Locais bem estruturados, com bons projetos de gestão e administração e com a disponibilidade de verbas. Como sonhar não é pecado, gostaria também que projetos como o do Dr. Aristein Woo, que promove a capacitação de facilitadores de Tai Chi Chuan (TCC) que atuam nos centros de saúde e hospitais do Distrito Federal, fossem aplicados em todo o Brasil. Como bom praticante de TCC, terei muita paciência e esperança até que esse sonho torne-se realidade.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Para promover sua saúde não tem idade!



Alfredo Almeida Pina de Oliveira

Doutorando e Mestre em Enfermagem na Saúde Coletiva pela Escola de Enfermagem da USP. Especialista em Promoção da Saúde pela Faculdade de Medicina da USP. Coordenador dos grupos de apoio - parar de fumar, controlar o peso, valorizar o lazer, fazer atividades físicas - do Centro de Promoção da Saúde do Hospital das Clínicas. Docente de graduação na FACCAMP e pós graduação na Uninove. Consultor em programas de promoção da saúde e prevenção de doenças.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Tai Chi Chuan prevenindo doenças circulatórias

No dia 31/08/2010, a Globo News apresentou uma reportagem sobre as doenças circulatórias. Hábitos saudáveis como uma alimentação balanceada e atividade física regular, são imprescindíveis para a  prevenção.

A novidade é que tive o prazer de participar da reportagem, representando o Tai Chi Chuan (TCC) como forma de prevenção. O CEDPES promove um trabalho interdisciplinar visando a promoção do envelhecimento saudável. Dentre as atividades oferecidas, o TCC tem possibilitado ótimas melhoras no público idoso. A aluna Zulmira Giarelli integrou até o início desse ano o grupo de TCC, e a aluna Vilma Freitas Ferreira que é integrante do grupo atual, gravaram um depoimento na reportagem.

Os trabalhos científicos sobre o TCC, realizados no mundo inteiro tem dispertado um interesse cada vez maior por parte dos médicos e cientistas. Como praticante e instrutor de TCC, é uma satisfação colaborar para a divulgação da arte na mídia.

Transmitir o TCC é alimentar a ponte de ligação até os mestres. Ensinamentos transmitidos de coração a coração. Desde os primeiros mestres até os praticantes e simpatizantes que apenas apreciam visualmente a arte.

PS: Para aqueles que queiram ver o trecho do TCC na entrevista, clique no link e avance até 19:33 segundos da gravação.