O Instituto de Formação de Taijiquan de Brasília (IFTB) é uma iniciativa de um grupo de professores de Taiji, para promover conhecimento e prática do Taijiquan e Qigong. Como um dos componentes do Instituto Internacional de Being Tao, trabalha em Brasília em conjunto com a Associação Being Tao, suprindo a necessidade de um ensino metódico de Taiji e Qigong.
- Filho do Grão-mestre de Being Tao: Moo-Shong Woo.
- Bisneto do Grão-mestre de Baguazhang: Chao-Feng Woo.
- Médico Clínico e Acupunturista.
- Formação em Atividade Física Terapêutica, Ortopedia e Reumatologia.
- Formação na Reabilitação Cardiopulmonar certificada pelo Instituto Latino Americano de Actividad Física Terapéutica.
- Prof. de Taijiquan e Baguazhang.
- Idealizador e Prof. do Curso de Capacitação de facilitadores de Tai Chi Chuan da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
"A 1ª edição do curso de capacitação de facilitadores de TCC aconteceu em 2006. O público desse curso era composto de funcionários públicos, da secretaria de saúde do DF, que atuam na área de saúde. Foi realizada uma seleção inicial do perfil dessas pessoas, dando-se preferência aqueles que já tivessem formação em alguma prática similar (Liangong, auto-masssagem, meditação). Ao final da capacitação, os cerca de trinta funcionários capacitados puderam iniciar a prática de TCC no próprio local de trabalho (Centros de Saúde e hospitais), utilizando a carga horária da sua função na Secretaria de Saúde.
Os facilitadores não tem a função de formar professores de TCC ou atletas. Eles estão capacitados a dirigirem práticas conjuntas, utilizando juntamente com a meditação, auto-massagem, séries de movimentos respiratórios simples, uma sequência abreviada de Tai Chi Chuan." (Dr. Aristein Woo)
Gostaria de parabenizar o Dr. Aristein por sua iniciativa e pelo brilhante trabalho. O fato de conseguir o apoio da Secretaria de Saúde, demonstra a sua seriedade e credibilidade. Agora, Brasília está um passo mais próximo da China.
“Uma longa viagem começa com um único passo.” (Lao Tzu)
A paciência é uma virtude, e como praticante de TCC, tenho certeza de que essa semente plantada irá tornar-se em uma árvore robusta e os seus frutos serão desfrutados por todos os brasileiros. Afinal, outros Estados podem seguir o exemplo.
Há alguns dias atrás, escrevi um artigo: O Tai Chi Chuan sem Fronteiras. Esse é um exemplo bem claro. Não fronteiras e nem limites para o Tai Chi. A essência da sua filosofia, vai além de preconceitos, cultura, religião, idade, condição social ou estilo de tai chi. Essa essência nos aproxima e nos unifica.
0 comentários:
Postar um comentário