Segredos

Segredo: Aquilo que não se deve revelar. Aquilo que só é conhecido de uns poucos. Confidência, confissão, enigma, mistério, razão misteriosa, sequência de movimentos que se devem executar para abrir um dispositivo como um cofre, etc.

Todos sabem o que significa a palavra segredo, mas por muitas vezes as palavras tornam-se vazias e deixam de representar ou traduzir o que desejamos expressar. Na realidade, não são as palavras que estão vazias mas sim as pessoas que proferem as palavras. 

Quantas vezes dissemos: "Eu também te amo" ou "Obrigado". Palavras fruto de puro reflexo, muitas vezes ditas só para agradar ou para demonstrar educação. O que eu gostaria de questionar neste momento é a quantidade de vezes que desferimos palavras vazias. Nunca nos questionamos sobre assuntos como este, e seguimos preenchendo nossas vidas com palavras vazias pois nem sequer nos damos conta. 

As palavras dizem muito sobre o caráter de uma pessoa, expressam os nossos sentimentos, aquilo que pensamos, aquilo que somos. As palavras originam-se de nossa mente, revelando o conteúdo da mente. O conteúdo da mente é composto por pensamentos que revelam o seu conteúdo, ou seja, aquilo que somos em essência, o nosso "espírito". Por tanto se as palavras estão vazias, as pessoas também estão vazias.

Não se desesperem! Pois assim como um filme, a vida é composta por uma sequência de momentos. Por isso devemos viver intensamente e exclusivamente o "exato momento". Dentro de uma sequência, um momento não é necessariamente igual ao anterior e nem ao seguinte. Por tanto as pessoas não SÃO vazias, mas sim, estão vazias naquele momento. Por diversas vezes somos verdadeiros, ardentes, sonhadores, e isso preenche o vazio. Então, devemos diminuir a quantidade de vezes que estamos vazios. Quantas vezes ouvimos as pessoas dizerem: "A vida passou e parece que não aproveitei a vida", "Me arrependo de não ter feito certas coisas", "Eu não fiz nada de importante e que eu possa me orgulhar". 

Neste exato instante estamos construindo a sequência de momentos que constituirá a nossa vida. O melhor de tudo é que o diretor do filme, o ator principal, o roteiro, tudo é decidido e interpretado pela mesma pessoa: VOCÊ! A vida só acaba quando termina, e o filme pode ser muito mas longo do que imaginamos.

Segredos da Vida, é o que muitos desejam saber, principalmente nos momentos difíceis da vida. Ainda lembram-se da definição de segredo descrita no início? Se não devemos revelar; se é aquilo que só poucos conhecem; se é uma confidência, confissão, enigma, mistério; se é como uma sequência de movimentos que se devem executar para abrir um dispositivo, como cofre; então, não poderei revelar à vocês! A única pessoa que tem acesso à senha secreta do seu cofre, é você mesmo! Mas e se o dono do cofre não conhece ou esqueceu a senha?

Quando abordamos a palavra vida e segredos, associamos à palavras como longevidade, felicidade, morte, e sendo um segredo, imaginamos algo especial, uma fórmula mágica, um elixir, um conselho milagroso. Na realidade são os segredos da SUA vida, ou seja é só inserir a senha no seu cofre e abrí-lo. Assim como o yin e yang, é fácil e difícil simultâneamente. Imaginem um lago que vocês costumam sentar a margem e admirar. Mas por fatores como a chuva e o vento, o lago torna-se turvo. Apesar de conhecer cada detalhe do lago, nesse momento não é possível ver ou precisar qualquer coisa que esteja nele. O mesmo ocorre conosco, os fatores como discussões, desejos, amores, sonhos, agitam o nosso pensamento e a nossa mente. Tudo fica confuso, e já não conseguimos mais discernir questões simples como o certo do errado ou o necessário do desnecessário. Muitas vezes perdemos nossa identidade, já não sabemos quem somos, o que queremos e para onde queremos ir. Ficamos à deriva ou gastamos o tempo precioso de nossas vidas com afazeres, compromissos, ambições e já não conseguimos mais enxergar nossas reais necessidades, nossos verdadeiros desejos. Não sabendo mais o que seria a felicidade, mas mesmo assim, achando que ser feliz é uma conquista que deveria perdurar para a vida toda, ou seja, uma busca por algo inexistente.

A felicidade é um estado de espírito, que deve ser saboreada pois está acontecendo num determinado momento, e como já sabemos, o momento seguinte não necessariamente é igual ao anterior. Por tanto, que seja eterno enquanto dure. Como seres humanos, os momentos críticos são os mais marcantes, por isso muitos só enxergam as derrotas, as decepções, as dificuldades, achando que nunca foram felizes ou que nunca serão felizes.

O Tai Chi Chuan ensina a observação do interno e do externo, permitindo que tenhamos ciência dos fatores que tornam os pensamentos e a mente confusa, desnorteada e indecisa. A respiração calma e profunda possibilita que os pensamentos se acalmem, tornando a mente clara. Tudo isso possibilita o autoconhecimento, além de promover o fortalecimento muscular e ósseo, bem como o trabalho de flexibilidade. Os benefícios são inúmeros, obtidos pelo diferencial que é exercitar o corpo, a mente e o espírito. Dentre as diversas possibilidades, esta é uma que te orienta na busca dos seus segredos.

Os enigmas e mistérios, as indagações e buscas que fazem parte da vida. Desvendados através do autoconhecimento. Tai Chi Chuan: um caminho para a saúde, um caminho para o autoconhecimento, um caminho espiritual, um caminho para os segredos da vida.