Tai Chi

Iniciei as minhas práticas de Tai Chi Chuan (TCC) em 2009. Inúmeras foram as mudanças na minha vida e outras ainda estão por vir, afinal será um aprimoramento eterno. Neste blog irei compartilhar as minhas experiências e o meu entendimento sobre a arte.

O que é o TCC?
TCC é uma filosofia de vida, é um caminho espiritual, é o autoconhecimento, é uma arte marcial interna (Neijia), é meditar em movimento, é um excelente exercício físico que promove o fortalecimento dos músculos e ossos, bem como a flexibilidade do corpo. O TCC é composto por movimentos lentos e suaves que combinam harmonia, paz da mente e tranquilidade de espírito. Por ser lento e suave, praticamente não possui restrições médicas. Cada praticante respeita o seu limite e pessoas com corpos diferenciados e condições físicas distintas podem participar da mesma aula. Para realizar esses movimentos marciais com destreza e harmonia, são necessários alguns quesitos dentre eles: técnica, tempo de prática e compreensão da filosofia. A pessoa deve praticar com afinco podendo atingir a maestria na arte. O significado da palavra TCC é “O supremo” ou “A excelência”, pois o praticante deve sempre dar o seu melhor e mais um pouco. Todos os ensinamentos adquiridos dentro da sala de aula podem e devem ser aplicados no cotidiano, por isso é uma filosofia de vida.

Qual é o melhor estilo da TCC?
Não existe o melhor estilo de TCC. Existe o melhor estilo para o “seu” caso em específico, ou seja, aquele estilo que você se identifica. Um bom praticante de TCC que compreende a sua essência, sabe que no TCC não há competição e que deve haver humildade e respeito. O importante é que o praticante entenda os ensinamentos e a filosofia da arte, ou seja, em essência tai chi é tai chi, independente do estilo.

Convido a todos os leitores que se permitam conhecer esta arte milenar. Estar aberto a novas experiências é primordial para nos tornarmos pessoas melhores em todos os sentidos.


Árvore Genealógica da Família Yang