quinta-feira, 27 de maio de 2010

Promoção de Saúde e Envelhecimento

O projeto de capacitação para profissionais do Centro de Desenvolvimento para Promoção do Envelhecimento Saudável (CEDPES) será realizado através do Curso de "Promoção de Saúde e Envelhecimento". Coordenado pelo Dr. Marcel Hiratsuka e pela Dra. Carolina Sassaki, médicos geriatras do Serviço de Geriatria do HC-FMUSP. Supervisão do Prof. Dr. Wilson Jacob Filho, professor titular da disciplina de geriatria da USP, e de Diana Blay, Coordenadora do CEDPES pela Subprefeitura de Pinheiros. O objetivo do curso é ensinar conceitos básicos de promoção à saúde do idoso de forma abrangente e completa aos profissionais do CEDPES para que os mesmos utilizem esse conhecimento em sua atuação no CEDPES e em outras atividades com a terceira idade.

Gostaria de parabenizar os responsáveis por este curso, bem como todos os profissionais envolvidos. O compromisso que temos com nossos alunos esta vinculado à nossa atuação profissional. Sendo assim, devemos estar sempre buscando aprimorar os nossos conhecimentos para poder atender melhor às necessidades específicas de cada aluno. O que não é nada fácil. Cada indivíduo possui uma história de vida, e está inserido num todo. Para poder ajudá-lo a ter um envelhecimento saudável, devemos abordar e compreender aspectos físicos, psíquicos e sociais, que estão contidos na programação deste curso. Cada caso é único e diz respeito apenas à própria pessoa,  para exercer um bom atendimento devemos nos ater às suas diversas necessidades. Com certeza, um atendimento eficiente às necessidades específicas de um aluno, depende de atividades multidisciplinares. Temos como exemplo o CEDPES, onde são desenvolvidos diversos tipos de atendimento por profissionais de mútiplas áreas.

Na programação de hoje, tivemos a aula sobre a "Inclusão Social e o Idoso" com a Prof. Dra. Marisa Accioly. Tivemos também a aula sobre "A Promoção de Saúde e o Envelhecimento" com o Prof. Dr. Wilson Jacob Filho. O curso irá estender-se até Dezembro, com um encontro mensal. Que todas as informações compartilhadas possam ser revertidas em um melhor desempenho profissional, e que ao final os alunos sejam beneficiados por toda essa iniciativa.

0 comentários:

Postar um comentário