sexta-feira, 2 de julho de 2010

Remédio Gratuito

pilula

Isso mesmo, um remédio gratuito para doenças, disfunções e mal estar. O melhor de tudo isso é que a pílula está nas suas mãos.






Você já deve ter ouvido falar de doenças psicossomáticas. Se não, aqui vai a explicação:

“A psicossomática é uma ciência interdisciplinar que integra diversas especialidades da medicina e da psicologia para estudar os efeitos de fatores sociais e psicológicos sobre processos orgânicos do corpo e sobre o bem-estar das pessoas.

A palavra psicossomática, na visão dos profissionais de saúde que compreendem o ser humano de forma integral, não pode ser compreendida como um adjetivo para alguns tipos de sintomas, pois tanto a medicina quanto a psicologia estão percebendo que não existe separação entre mente, corpo, alma e espírito que transitam nos contextos sociais, familiares, profissionais e relacionais. Então, psicossomática é uma palavra substantiva que pode ser empregada para qualquer tipo de sintoma, seja ele físico, emocional, psíquico, espiritual, profissional, relacional, comportamental, social ou familiar.” (Fonte: Wikipédia)

Gostaria de salientar que a cultura oriental segue os conceitos mencionados acima, ou seja, consideram o indivíduo como um todo e que fatores externos influenciam o seu corpo, sua mente e seu espírito (quem é você em essência). O conhecimento milenar da medicina tradicional chinesa, da acupuntura e  do Tai Chi Chuan, cada vez mais tornam-se presentes no ocidente. Agora com comprovação científica, pois inúmeros são os estudos nessa área.

Você costuma observar seus pensamentos?

Provavelmente não. Fatores como a correria, os compromissos, as ambições, entre outros, tomam a nossa total atenção. Esse é um bom motivo para você conhecer o Tai Chi Chuan, e um dos vários motivos que levam o praticante a apaixonar-se pela arte.

Tudo bem, mas o que eu ganho observando o meu pensamento?

O autoconhecimento é fundamental em nossas vidas. Todos sonham em melhorar ou progredir na vida, em todos os aspectos mas principalmente no financeiro. Um vencedor deve possuir vários quesitos como foco, concentração, saber estabelecer metas, mas o principal é “saber quem é” e “o que quer”.

Você está disposto a progredir na vida, mas será que está disposto a pagar o preço?

Os compromissos e as ambições podem “roubar” boa parte do seu tempo e consequentemente da sua vida. Outro problema é quando o preço a ser pago é a sua saúde. Tudo bem, desde que esse fosse realmente o preço que você estava disposto a pagar.

O Tai Chi é um dos caminhos que permite ao praticante aprimorar o autoconhecimento, o equilíbrio, o foco, a concentração e o bem-estar. Levando à um envelhecimento saudável, independente se você é jovem e tem 18 anos, por exemplo.

Através dessa prática milenar, você pode aprimorar o equilíbrio e a tranquilidade: para tomar decisões, estabelecer as suas prioridades, estabilizar os seus estados emocionais evitando problemas psicossomáticos, enfim.

Devo alertar que esse remédio gratuito é amargo. Exige dedicação, disciplina e que você pratique eternamente pois o equilíbrio e desequilíbrio são uma constante em nossas vidas.

Para aqueles que compreendem a filosofia que permeia o Tai Chi, esse remédio deixa de ser remédio e torna-se um alimento diário. Deixa de ser amargo e torna-se doce.

Para aqueles que ainda estão na fase do remédio, deixo essa mensagem:

“Perguntaram a Dalai Lama…
O que mais te surpreende na humanidade?
Ele respondeu:
Os Homens… pois perdem a saúde para juntar dinheiro,
depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde.
E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma
que acabam por não viver nem o presente, nem o futuro.
E vivem como se nunca fossem morrer…
…e morrem como se nunca tivessem vivido.”

0 comentários:

Postar um comentário