terça-feira, 14 de setembro de 2010

Junto à natureza

Condições perfeitas:
- Dia ensolarado com algumas nuvens para refrescar.
- A sombra das árvores.
- O cheiro da grama verde.
- A brisa suave.
- A disposição e o amor ao tai chi.

Assim foi a nossa 1ª aula na praça que fica próxima ao CEDPES. O dia estava lindo e a temperatura agradável, estava bem fresquinho. Não havia muito barulho e a brisa suave nos refrescava. Os alunos demonstravam alvoroço, afinal o clima do local estava convidativo e tranquilizante. Sem contar que foi uma experiência nova.

Normalmente as aulas são ministradas em sala de aula. Por razão de adversidades climáticas, segurança e necessidades fisiológicas. As aulas em sala permitem que os alunos adquiram uma boa noção espacial: frente, atrás, lado esquerdo e direito, e as diagonais. Além de facilitar o foco em um ponto a frente, o que facilita no equilíbrio. Os alunos conseguem manter as filas em ordem, por ter a referência das paredes.

Após 4 meses de aulas, percebi que eles já haviam assimilado bem a parte técnica dos movimentos, além de terem se acostumado com a movimentação correta em todas as direções. Só faltava a colaboração da natureza para vivenciarmos uma aula a céu aberto.

Foi maravilhoso, eles amaram e puderam sentir e praticar o tai chi da melhor maneira, integrados à natureza. Tivemos pequenos empecilhos: haviam alguns insetos incomodando, na paisagem aberta é um pouco mais difícil de se focar um ponto dificultando um pouco no equilíbrio, e no ambiente externo é fácil de se perder a concentração.

Durante essa semana continuarei as aulas a céu aberto, entre os prós e os contras, adaptar-se às situações novas é um treino fundamental, afinal tudo está em transformação constante. Quanto ao veredito dos alunos, não precisa nem perguntar. Eles amaram!

7 comentários:

  1. Olá meu amigo !!
    Pela sua descrição foi muito agradável, fiquei até com vontade de ter participado..
    Maravilhoso !
    Um enorme abraço e uma excelente noite !

    ResponderExcluir
  2. Olá meu querido! Vim aqui retribuir a gentileza, conhecer seu espaço e agradecer o carinho. Vou continuar escrevendo e no mundial do ano que vem te convido para assistir a finalização no tatame :). Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo boa noite tudo bem, vim agradecer a sua vizita em meu blog, e por seguir também será bem vindo por lá, quando quiser e só vizitar e deixar mensagens ou sugestões, obrigado pela força, e parabéns pelo blog, abraço.

    ResponderExcluir
  4. A única atividade física que pratico é dormir kkkk. Mas vendo vocês, com toda essa harmonia, até que deu vontade :-)

    ResponderExcluir
  5. @Marionete Sagaz
    Amiga, oportunidades não irão faltar.
    Quem sabe lendo os posts um dia você não resolve experimentar? Rsrsrs...
    Nunca é tarde. Quando você tiver alguma dúvida pode perguntar.
    Bjão.

    ResponderExcluir
  6. A imagem desta foto representou bem o que você escreveu... Me parece mesmo um bom momento de encontro, equilibrio e paz em meio a natureza!
    Parabéns por seu trabalho e em especial, pelo amor e carinho que demonstra pelo que faz!
    Bjos...

    ResponderExcluir
  7. @Rê Michelotti
    Obrigado, pela visita e por seu carinhoso comentário. Realmente considero de grande importância realizar o meu trabalho com amor e dedicação. Quando vejo os alunos evoluindo tecnicamente, melhorando a saúde física, mental e espiritual, sinto-me realizado e feliz. Quem sabe você também se apaixone pela arte!
    Bjs.

    ResponderExcluir