quarta-feira, 6 de abril de 2011

Tai Chi Chuan: perceba a arte da vida

A arte da vida é algo fascinante. Tantos encantos, ensinamentos, aprendizados, belezas, mas muitas pessoas não pensam desta forma. A beleza está nos olhos de quem vê! A felicidade é um estado de espírito e está ao alcance de todos. O Tai Chi Chuan (TCC) nos ajuda na arte da vida e inúmeros são os aprendizados, como por exemplo: observar, sentir, respeitar, ter foco, equilíbrio, autoconhecimento e paz interior. A arte da vida se expressa de diversas formas, desenhar e pintar são um reflexo do coração e da mente do artista.



Hoje tenho o orgulho de compartilhar dois trabalhos da minha aluna Thereza Christina R. Marques. Conversando sobre assuntos do cotidiano, fiquei sabendo que ela possuía este hobbie. Infelizmente essa paixão não pode ser levada a fundo quando ela era estudante. Seu sonho era de aprofundar-se na magia e beleza desta arte. Eu não resisti e pedi que ela desenhasse algo que tivesse relação com o TCC. O resultado foi fantástico.


Energia Interna


A próxima Primavera

Esta foi uma bela homenagem da Thereza ao povo japonês. Me sinto orgulhoso de ter uma aluna que pratica e aplica em sua vida a filosofia que permeia o TCC. Para aqueles que não sabem, trabalhei e morei no Japão por 8 anos. Aprendi muito sobre respeito, disciplina, honra, compromisso e dedicação. Tenho certeza de que logo eles irão reconstruir e reparar os estragos. Porém, peço a todos os leitores que façam suas orações e enviem pensamentos positivos à todas as vítimas, pois a perda de pessoas queridas é irreparável. Que as flores da próxima Primavera no Japão floresçam tão lindas quanto este desenho!


20 comentários:

  1. A arte da vida se expressa de diversas formas, desenhar e pintar são um reflexo do coração e da mente do artista.
    Lindo isto.
    Dê os parabéns a ela,realmente estão lindas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Que linda mensagem reflexiva,se soubermos valorizar, perceber as coisas maravilhosas que podemos desfrutar na vida,saberemos de fato aproveitar, viver a vida, valoriza-la, realmente a felicidade é um estado de espirito, e a encontramos nas pequenas coisas, temos que saber viver, saber viver é valorizar tudo que nos cerca, a vida é um constante aprendizado, avida é tudo.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi meu amigo!!!

    Lindos os desenhos de sua aluna!!! Dê os parabéns à ela... e lindas também suas palavras... tenha certeza que oração não faltarão...e seu povo é um grande exemplo para todos nós!!!!

    Bjs
    Lu

    ResponderExcluir
  4. @Eloisa Floriano Fasulo
    Eloisa, receber um elogio seu é uma honra, afinal você entende do assunto. Eu admiro muito o seu trabalho e a Arte Terapia. Desejo que você continue ajudando e ensinando muitas pessoas.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. @Fatima Zanin
    Fatima, você disse tudo! Espero que cada vez mais as pessoas reflitam sobre a arte da vida. Que através do Tai Chi ou de outras artes, possam viver plenamente e em paz.

    ResponderExcluir
  6. @luciana
    Oi, Lu.
    Obrigado pelo carinho, tenho certeza de que pessoas como você sempre enviam orações e energia positiva para pessoas que necessitam.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Tudo muito lindo e extremamente prazerodo de lêr e vêr, sobretudo de sentir. Ela realmente é muito talentosa e soube retratar muito bem esta arte milenar de maneira simples, mas, que faz com que nós os que admiram, seintam-se bem, não é apenas uma pintura, é algo retratado do interior de alguém, através da pintura. Nossa agora falei como nunca, hahahaha, mas a arte nos inspira, não tem geito e quando bem feita nem se discute, parabéns para ela e para você prof. Amei a união da arte apresentada com suas palavras de professor emocionado, orações, claro sempre, à todos.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  8. @Dani Sans
    Dani, a arte da vida é realmente fascinante. Saber que esta arte se expressa de diversas maneiras, algumas vezes de forma chamativa, outras vezes num mínimo detalhe. Isso é maravilhoso! Achei lindo a iniciativa da Thereza em homenagear o povo japonês, e estou muito orgulhoso dela.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Olá Edgard... que bela mensagem e que belos desenhos! Pra quem vê também é gratificante perceber que ainda existem pessoas que acreditam na arte da vida....
    Estaremos orando pelo japão e por todos os outros povos que de forma diferente também precisam de nossas energias....
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  10. @Valéria Braz
    Valéria, neste post podemos apreciar a arte da vida, a arte do Tai Chi e a arte da pintura. Um show de cores e imagens, sensações e sentimentos que a escola da vida nos presenteia todos os dias. Obrigado pelo carinho.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Olá Edgard!
    Que saudades! estou atarefada com trabalho e provas, mas voltarei mais vezes daqui a alguns dias. Vi seu post e vim lhe dizer olá!
    Estou adorando as aulas de Tai Chi. Até fiz um post sobre o que o prof.falou sobre o outono e o que podemos trabalhar em nós. E os movimentos são harmoniosos, como gosto e tanto me faz bem.
    Parabéns à sua aluna Thereza - os desenhos transmitem calma e a esperança da primavera.
    Beijos, Vera.

    ResponderExcluir
  12. Olá Edgard!

    Parabéns pelo seu trabalho! É fantástico quando conquistamos esse encontro entre as artes e é fundamental para nossa felicidade, expressar tudo o que sentimos é maravilhoso e com isso desenvolvemos o que há de mais maravilhoso em nosso próprio interior! Suas informações sempre tão interessantes, porque o TCC contribui para a necessidade incessante que temos ao autoconhecimento nos abrindo cada vez mais, e em cada momento surge um ponto diferente que amplia nossa visão trazendo o conhecimento que nossa Alma necessita para viver cada instante nessa troca espetacular de experiencias com a vida! Linda as pinturas e bem expressivas!

    Um abraço,
    "Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

    ResponderExcluir
  13. @Vera Alvarenga ...
    Vera, também estou com saudades, rsrsrs.
    Eu tinha certeza de que você iria se apaixonar pela arte do TCC.
    Obrigado pela presença e pelo carinho.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  14. @-*Vera Luz*-
    Vera, é sempre um prazer receber a sua visita. É muito gostoso e gratificante quando comentários de conteúdo como o seu enriquecem o post. Obrigado pelo carinho.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Olá Edgard!!!
    Amei tudo que li aqui...
    Quanto ensinamento...
    Quanta luz!!!
    Estou encantada, já sou sua seguidora...
    Abraços e parabéns!!!
    Helena
    Quando tiver um tempinho, venha me visitar:
    www.helenaborges.com

    ResponderExcluir
  16. @ESCRITORA HELENA BORGES
    Helena, fico feliz por todo esse carinho! Suas palavras e a dos leitores é que nutrem e fazem o blog crescer.
    Você é sempre bem vinda!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  17. Agradeço imensamente os comentários carinhosos dirigidos aos desenhos singelos de "um eterno aprendiz"e também ao professor Edgar por incentivar-me a fazê-los, bem como, pela sua dedicação em nos transmitir a arte do TCC em toda sua sabedoria milenar, trazendo-nos a cada dia benefícios inigualáveis.
    Muito obrigada.
    Thereza Christina

    ResponderExcluir
  18. @Anônimo
    Querida Thereza, nós é que agradecemos por nos agraciar com desenhos tão lindos. Como eu disse no título, o TCC nos auxiliando a perceber a arte da vida!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  19. Adorei amigo Edgard.
    Como sempre o seu blogue é cheio de vida e com uma energia muito, muito boa.
    Grande abraço.

    Local garantido no:
    http://linkandovoce.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. @BELcrei
    Amigo, agradeço a sua visita e o seu carinho. Fico honrado por você linkar este post. É sempre maravilhoso poder levar boas energias e mensagens de paz ou de esperança para aqueles que necessitam, e este post tem esse objetivo.
    Um gde abraço.

    ResponderExcluir