sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Maria Eni do Couto Viola - Extrema / MG

Desmentindo o estereótipo que o Tai Chi Chuan (TCC) é "coisa para idosos", os instrutores formados pela SBTCC possuem idade desde 20 até acima de 50 anos. Sendo que o interesse dos jovens entre 20 e 40 anos tem aumentado consideravelmente. 

As pesquisas do IBGE em 2009, informam que a expectativa de vida no Brasil chega aos 72,8 anos de idade. As pessoas tem dado muita importância à qualidade de vida. Pois não querem apenas viver mais, e sim, viver na plenitude e com qualidade. O TCC é um caminho que possibilita esse desejo de viver melhor. 

Baseado nessa procura, realizei uma enquete com instrutores e instrutores em formação, que estão espalhados pelo Brasil inteiro. O objetivo é divulgar o TCC aos interssados e simpatizantes, possivelmente tenha um instrutor na sua região. 

Maria Eni do Couto Viola - Extrema / MG

1- Instrutor (à quantos anos) ou está em processo de formação?
R: Em formação. Concluí o primeiro módulo. Restam mais dois, os quais devo concluir em julho de 2011.

2- Por que você procurou o TCC? 
R: Procurei a SBTCC porque foi muito bem recomendada pela seriedade e abrangência  do curso.

3- Como tem sido o interesse pelas pessoas da sua região em relação ao TCC?
R: Por enquanto não sentí. Estando no início de formação ainda não posso ministrar aulas, e assim, apenas em conversas informais percebo que algumas (muitas) pessoas daqui nem sabem o que é tai chi chuan.

4- Qual o seu público alvo?
R: Idosas(os).

5- Possui outro ofício além de ser instrutor? Qual?
R: Já tive outras profissões, na área administrativa, Direto etc . Atualmente estamos formando o sítio onde estamos morando. Temos muitos planos a serem desenvolvidos aqui mas ainda é cedo para falar deles porque temos muitas coisas a fazer antes, enfim, não está maduro ainda. O Tai Chi Chuan, como não poderia deixar de ser está incluído em tais planos. Mais para frente falarei deles.

6- Como você vê o desenvolvimento do TCC no Brasil?
R: O campo é vastíssimo. São poucos os instrutores em atividade, considerando o imenso potencial. Notadamente nos tempos atuais onde a qualidade de vida tem sido a tônica. A expectativa de vida aumentando. Atividades que promovam a saúde e acentuem a "longevidade"  como  o tai chi precisam ser disseminadas nas coletividades. 

7- Deixe uma mensagem para aqueles que desejam praticar  a arte, mas falta coragem ou iniciativa.
R: O Tai Chi Chuan é meditação em movimento. No mundo acelerado em que vivemos precisamos de uma pausa para estabelecer sintonia com nossa essência, estabelecendo sintonia com nossa essência, nos sintonizamos com o cosmos, com o Criador. Se isso não é felicidade o que é?
Paz e Luz

E-mail: mariaenidocouto@yahoo.com.br

Maria Eni do Couto Viola

0 comentários:

Postar um comentário